COMPRAR OU NÃO COMPRAR [?] 3 PERGUNTAS A FAZER ANTES DE DECIDIR

Os anos de Consultoria de Imagem e as centenas de horas a fazer Personal Shopping fizeram-me interiorizar três perguntas que (me) faço antes de comprar qualquer peça de roupa ou acessórios. Três simples questões que, se feitas, evitariam muitas das compras que fazemos (lá está) sem pensar. Uma década a fazer Closet Cleaning's, levam-me a afirmar que as famosas compras por impulso ocupam, em média, 25% a 35% de um roupeiro. 

1. É a melhor compra? 

Pesquisar. Pesquisar. Pesquisar. Quer fisicamente, em lojas, quer online. Dito assim parece algo moroso, mas não. Há é que saber onde o fazer. Sabendo, este é um processo que pode ser feito em minutos e que nos leva a ter a certeza de que estamos, sim, a comprar “bem”. 

2. Preciso realmente disto? 

Vai adicionar algum tipo de valor acrescentado ao meu roupeiro ou é apenas mais uma “camisa às riscas azuis, semelhante às outras quatro, que já tenho”? É muito importante ter em conta as nossas emoções quando estamos "em situação de risco". A crença e generalização de que as mulheres vão para as compras quando estão chateadas ou com problemas, pessoalmente não me faz qualquer sentido e a acontecer é um mal que deve ser cortado pela raiz. Como ir ao supermercado com fome… Não é a opção mais inteligente e toda a gente sabe disso. 

3. De quantas maneiras o/a consigo usar? 

Tenho uma regra que é- se não imaginar usar algo entre três a cinco maneiras diferentes já não é uma boa compra. Comprar uma peça para uma ocasião específica é um erro crasso e que, hoje em dia, já não se justifica de todo. Longe vai o tempo que havia o “vestido para o casamento e baptizado”. Uso uma expressão que é no fundo um lema. As melhores peças de roupa são as que podemos levar da praia para o casamento ou vice-versa. É um exemplo, mas que se aplica a todo o guarda-roupa. Exige paciência, mas diria sobretudo olho. Olho clínico e a capacidade de ver “além de”. Não é fácil, mas garanto que é possível.

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top