PRINCÍPIO DA SEMANA #182

pros·pe·ri·da·de- (latim prosperitas, -atis)- Qualidade ou estado do que é próspero; Situação favorável; Estado de abundância; acumulação de bens materiais; Êxito, Ventura; Fartura, Riqueza.

A nível de imagens, se procurada, encontramos um sem número de fotos que nos remetem para símbolos de riqueza financeira e por isso é natural, julgarmos viver em abundância se tivermos coisas. Muitas coisas. Tudo aquilo que o nosso poder económico consegue comprar- roupas, sapatos, casas, carros, viagens, etc. Tendemos a avaliar o nosso nível de prosperidade de acordo com o que possuímos. 

Obviamente que ter recursos financeiros é importante para toda a gente. Mas, eles são só e apenas uma parte do que compõe o significado da palavra prosperidade. Se fosse a totalidade, viver com o sentimento de abundância era algo até simples de conseguir. Bastava construirmos toda uma vida, um propósito, cujo objectivo fosse apenas acumular fortuna. Mas, o que iríamos conseguir não era viver em prosperidade, mas apenas na riqueza. O que é bastante diferente. 

Apesar de sermos naturalmente desejosos de coisas materiais e de precisarmos de sonhar com o que queremos, material ou não, devemos também reconhecer o que temos no presente, que nada tem de material. Sentimentos, afectos, pessoas. 

Ser próspero significa estar conectado com este reconhecimento. Um reconhecimento, que [ele sim] nos leva à verdadeira abundância. Que nunca é demais desde que ligada a estas três vertentes. Uma combinação perfeita que nos conduz à nossa felicidade. Que é só nossa e por isso vivida como um estado interno. 

Quando damos o que temos, em toda a plenitude vontade e prazer, estamos a dizer aos outros e a nós que existe abundância e viver em prosperidade é isto. ➸ [Simples assim].

"Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez cultive árvores. Por 100, cultive pessoas"- Confúcio

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top