DOC COD

Já não tinha memória da última vez que tinha estado nas docas. Sobretudo para jantar. A par de muitos lisboetas, acredito que esta seja uma zona que, nos últimos anos e por vários motivos, tenha ficado um pouco esquecida e como outras, considerada ‘para turistas’. O que não é, de todo, verdade. Apesar de os haver, naturalmente, durante todo o tempo que jantei no DOC COD não senti, minimamente, que existisse qualquer tipo de tratamento diferente entre quem falava a 'língua de Camões' e não. Dei por mim a pensar porque não ia lá a tanto tempo, já que esta continua a ser das zonas mais bonitas e agradáveis de Lisboa.  



O DOC COD foi uma agradável surpresa, em todos os sentidos. Aquele que promete oferecer o “Melhor Bacalhau Assado de Lisboa’ tem muitas outras iguarias deliciosas para saborear e tem, na minha opinião, outro pormenor tão ou mais importante. O atendimento e a forma como nos sentimos em casa. Com uma vista muito privilegiada sob a Ponte 25 de Abril, que nunca cansa ver, e com uma decoração simples e elegante, este é um restaurante com muitas particularidades a começar pelo nome, que surge do |feliz| trocadilho sonoro das palavras inglesas Dock |“doca” em português| e COD |Bacalhau|. 


A escolha é vasta e vem tanto do mar como da terra. Falando do elemento estrela, o bacalhau, este é demolhado no próprio espaço, que dispõe de uma sala adequada ao processo e que distingue a qualidade das postas, com cerca de 1kg deste peixe, consoante o perfil do cliente. São sete os pratos onde o bacalhau é o rei mas é à posta que ele é mais conhecido. A ementa do DOC COD passa também por sugerir a Açorda de Bacalhau, as Pataniscas ou os famosos Pasteis de Bacalhau. O Costeletão de Novilho maturado é o outro prato da ementa do DOC COD, assim como o Bife da Vazia, os Secretos de Porco Preto ou a Espetada de Novilho. Os vegetarianos não foram esquecidos e aqui poderão provar a Beringela Recheada ou o Cuscuz de Legumes.


A esplanada virada para o rio ou a acolhedora sala do primeiro andar são dois dos espaços que convidam a uma refeição preparada com a qualidade e frescura da melhor selecção de produtos. O restaurante funciona ainda como bar, com mais de 10 variedades de gin para degustar e dispõe de estacionamento gratuito.

Esta é, sem dúvida, uma excelente escolha e ‘desculpa’ para regressar às docas de lisboa. Mais informações, sobre o espaço, aqui.

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top