PRINCÍPIO DA SEMANA #132

hu·mor- Disposição de ânimo; Temperamento; Índole; Mordacidade chistosa; Ironia delicada.

Na fisiologia, equivale à substância orgânica líquida ou semi líquida. Na anatomia, fala-se do humor aquoso, por exemplo, produzido no olho. Na linguagem corrente, usamos o termo para indicar uma disposição de espírito. Estudado e discutido por estetas, filósofos e críticos literários e alvo de muitas teorias, por vezes até contraditórias, é difícil definir o que é, e o que não é o humor, e o que o distingue do cómico, da ironia ou da sátira.

Para mim, o humor é, acima de tudo, sinal de inteligência emocional. Das coisas que mais me apaixona e prende a alguém. Um dos meus vícios e mais ou menos negro algo que defino muito simplesmente como, "aquilo que |me|, nos salva". Isto porque não existe nada, ou quase nada, que não possa ser visto com sentido de humor. Depende sempre do grau que temos, ou não, em nós.

O humor distância o real do ideal, é fruto de uma sensibilidade muito apurada, suaviza a crítica e exclui a censura. Trata-se de uma função vital, enraizada na nossa personalidade, algo que já nasce connosco e que é, ou não, desenvolvido. Nada tem a ver com não levar as coisas a sério, mas sim com a capacidade de brincar com o que muitas vezes pode ser até muito sério. O humor dá-nos leveza, suaviza o que pode ser pesado, eleva-nos. Eleva-nos porque o primeiro "alvo" do humor tem de ser só e apenas um. Nós. E, só depois, o "outro" e tudo o que nos rodeia. Quem não tem capacidade de se ver com humor jamais terá capacidade para ver os outros desta forma. Sendo a minha pessoa este meu primeiro alvo, sempre tive e tenho uma enorme dificuldade em lidar com pessoas com falta ou total ausência de humor. E, por um motivo muito simples. O que perdem com isso. O levar tudo demasiado a sério, o não perceberem a piada das coisas, o não "chegarem lá". O humor serve "Para rir com sem rir de".

Já conheci algumas pessoas assim, pessoas que aos 20 parece que têm 80 e pelo contrário pessoas com 60 que parece que têm 20 e exactamente por viverem e verem a vida com sentido de humor. E, por isso o humor é mais uma prova de que a nossa idade real não reflecte, de todo, o que somos nem tão pouco o nosso grau de maturidade. Por ser algo tão nosso que tanto nos define e diferencia é que penso que pessoas com um elevado "sentido de" inspiram, apaixonam. São aquelas com quem queremos estar e das quais queremos estar rodeados. Fazem da vida e deste mundo um lugar com todas as cores do arco-íris e mais algumas e não tão preto e cinzento. O chamado valor acrescentado que damos a quem está presente e quer estar.

O humor serve também para demonstrar aquilo que por definição mais nos une. Sim, o amor. Põe-nos à prova, desafia-nos, marca-nos. Data-nos. Momentos. Aqueles. Só nossos. Aqueles- que- nunca esqueceremos- mesmo- vivendo- no- futuro- outros- 100- ou- 1000- igualmente- inesquecíveis. |Simples assim|. ➸


Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top