Sobre a Intolerância Alimentar

Recentemente fui fazer um Teste de Intolerância Alimentar na Clínica Em Forma. Sem antes investigar muito sobre o assunto, pensava que o teste consistia em saber a que tipo de alimentos seria alérgica, sendo que (julgava eu) não era a nenhum. Este é um erro cometido frequentemente quando ouvimos falar de intolerância alimentar. As alergias alimentares confundem-se frequentemente com intolerâncias e não são, de todo, a mesma coisa.

A alergia alimentar é uma reacção imunológica que ocorre após a ingestão ou contacto com um determinado alimento, onde normalmente as manifestações físicas são imediatas. Na intolerância alimentar há a formação de anticorpos dirigidos contra proteínas de determinados alimentos que comemos. Ou seja, o nosso organismo não consegue digerir completamente algum grupo de alimentos, provavelmente devido a uma deficiência enzimática do sistema digestivo, ou outro mecanismo desconhecido. Como consequência, são produzidas substâncias que o organismo reconhece como estranhas causando uma reacção de sensibilidade alimentar. Este é um processo cumulativo que leva ao aparecimento de doenças de grau moderado com evolução crónica. E daí a importância de realizarmos um teste deste género. É que sem nos apercebermos, dado que as manifestações são muito variadas, pouco específicas e difíceis de diagnosticar, pois raramente se associam aos alimentos ingeridos, podemo-nos estar a "envenenar", muito lentamente, sem termos consciência.

Ao realizar o teste, tive várias surpresas, pois alimentos que  adoro, como croissants e queijo de ovelha, tenho um grau de intolerância de 77% e - 121% respectivamente (chuif...). No teste são percorridos, praticamente, todos os alimentos assim como todo o grupo de bebidas, um a um, e são-nos detectadas as pré-intolerâncias (que vão de -31% a -50%), as intolerâncias, de -51% a -80% e as intolerâncias grandes (+ de -81%). Estas últimas duas devem ser, obviamente, retiradas da nossa alimentação. O teste demora aproximadamente 1h e no final é entregue um relatório com todos os alimentos e respectivas percentagens, assim como alguns conselhos práticos.

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top