Princípio da Semana #41

re·co·nhe·ci·men·to- Acto de reconhecer; Efeito dessa acção; Confissão, declaração de um facto; Gratidão, sentimento de agradecimento; Recompensa, prémio, galardão.

À semelhança de tantas outras, saber reconhecer é uma prática que deveria ser diária. O reconhecimento é o maior sentimento de gratidão que podemos ter em nós e que podemos demonstrar aos outros. É sem dúvida uma enorme manifestação também de humildade, qualidade que deveria ser comum a toda a espécie humana.

O acto de reconhecimento é a maior fonte de motivação que podemos dar a alguém. Diria a maior. Saber reconhecer um gesto, uma atitude, um comportamento, agradecer algo que alguém fez por nós, tem um efeito imediato e único de motivação. É instantâneo. Sabermos que fizemos algo de bom por alguém é um "combustível" poderosíssimo para nós. 

Infelizmente nem sempre o fazemos, por vários motivos, mas diria que o principal é darmos muito como garantido as coisas, pessoas, relações que temos e achamos que as vamos ter para sempre. Muitas vezes, também, nem sequer pensamos nisso e assim não vamos reconhecendo. Achamos que é normal ser assim, que são dados, pessoas adquiridas, ou pensamos que se temos o que temos na nossa vida é porque merecemos que assim seja. Verdade, se temos é porque, de alguma forma, merecemos, porque fizemos por isso, mas isso não quer dizer que não o tenhamos que ser gratos e que não tenhamos que manifestar o nosso reconhecimento ao outro, à vida. O que acontece é que quando, perdemos algo ou alguém, sentimo-nos injustiçados, perdidos até. Porque quando o "porque sempre foi assim" se perde ou deixa de ser como era, muda, não entendemos essa mudança. Apenas porque não temos em nós, a nível consciente, o poder de reconhecer, não vamos alimentando esse algo ou alguém, essa relação e claro com o tempo ela vai mudando. Porque e apesar de ser uma frase super "cliché", a verdade é que tudo muda a toda a hora, e esta é uma, das poucas, verdades absolutas. 

Acredito que o maior reconhecimento surge da nossa dedicação, empenho e entrega. Este trio mágico que, não tenho dúvidas, nos leva ao reconhecimento. Profissionalmente falando é das maiores alegrias que podemos ter é vermos o nosso trabalho reconhecido. Alguém reconhecer o que fizemos por ela, ou pela empresa (por exemplo), é uma sensação de vida muito, muito forte. Pessoalmente costumo dizer que quando recebo uma mensagem de agradecimento, ou de reconhecimento de uma cliente, ou leitora "vou ao céu e volto", e reconhecimento é isto mesmo. É ir ao céu e voltar para a terra, de coração cheio e cheia de força interior para continuar, com a certeza de que estamos no caminho certo.

Acredito que devemos trabalhar sempre por uma causa e não para ter aplausos. Que devemos viver de forma a nos expressarmos e não para impressionarmos e que o reconhecimento é algo que vem ter connosco de forma natural. 

"A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão". A. Vaszatte

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top