8 SIMPLES PASSOS PARA COMBATER O CANSAÇO

Segundo dados de um estudo desenvolvido pela DECO, o número de pessoas que afirma sentir-se esgotada e próximo de “burnout” é bastante elevado. A Garmin, especialista na área de dispositivos para desporto, preparou oito simples passos que ajudam a combater o cansaço diário e a revitalizar energias num curto período de tempo. 

1. Ir para a rua 

Independentemente de estarmos no escritório ou em casa, sair para a rua (com ou sem casaco) caminhar ou correr, pelo quarteirão, ao som da nossa música preferida faz maravilhas para combater o cansaço e letargia. 

2. Beber líquidos 

O percentual de água corporal varia entre 50% e 80%, dependendo da idade. É por isso que é importante mantermo-nos hidratados. Idealmente, deveremos beber entre dois e três litros de água ou chá sem açúcar todos os dias. Não o fazermos pode resultar em letargia e incapacidade de nos concentrarmos. 

3. Ligar as torneiras 

Qual é a melhor maneira de lidar com o cansaço de forma rápida e imediata? Um banho quente e frio que coloca a circulação activa. E se estivermos presos no escritório ou forçados a suportar mais um compromisso familiar, e um banho estiver fora de questão? Basta uma visita rápida à casa de banho e passar água fria no rosto e nos pulsos para obter um efeito igualmente revigorante. 

4. Aptidão versus fadiga 

O exercício ajuda a combater o cansaço? Sim- 20 minutos são mais que suficientes para fazer o sangue fluir e aumentar o nível de oxigénio no corpo. Para ajudar, a Garmin tem uma série de soluções a nível de relógios que permitem monitorizar os exercícios registando e fornecendo dados muito úteis para melhorarmos dia após dia. 

5. Não esquecer de alongar 

Há exercícios que nos mantém mais revigorados durante o dia, não esquecendo a importância de nos levantarmos ao longo do dia como forma de combater a fadiga. O movimento e a variedade fazem bem, ao corpo e à mente. (A marca também dispõe de equipamentos que permitem configurar exercícios e tornar muito mais eficientes quaisquer 10 minutos de pausa). 

6. O poder das sestas 

Apesar de ainda ser considerada uma ideia “estranha”, e de continuar a não ser aprovada, na maioria dos escritórios, é certo que um pequeno sono no meio do dia é uma excelente forma de recarregar as nossas baterias. 

7. Relaxar mais 

O Smartwatch vívomove HR da Garmin permite-nos saber quando estamos a ter um dia calmo ou stressante, incluindo todos os meios-termos, graças à monitorização dos níveis de stress. Se os nossos níveis ficarem elevados durante o dia, saberemos que está na hora de descansar um pouco e talvez assim combater uma dor de cabeça ou outros sintomas físicos. O temporizador de relaxamento permite fazer um exercício de respiração profunda e resolver a questão. 

8. Hora do lanche 

Escolher um lanche que repõe a nossa energia sem qualquer risco de colisão é muito importante. Dois bons exemplos são as bananas e nozes que contêm a combinação perfeita de carboidratos complexos e proteínas. As vitaminas do complexo B também ajudam a combater a fadiga - vitaminas B3, B5, B7 e B12, por exemplo, assim como fontes ricas de fígado, arenque, ovos, produtos lácteos e integrais, nozes, leguminosas e frutas cítricas que contêm uma boa dose de vitamina C (que aumentam a energia).

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top