[O DELICIOSO] DIP DE BETERRABA E ABACATE

Sei que, para muitas(os), só a palavra- beterraba faz ter vontade de fugir a sete pés. Assim de repente, não me lembro de conhecer ninguém que tenha dito que é algo que adora. Sabe a ‘terra’ é um facto, apesar de nunca a ter provado, propriamente. Se me dissessem que algum dia iria gostar de alguma receita que a tivesse, como ingrediente, não iria acreditar, mas como em tudo não há como experimentar e deixar cair as nossas “verdades absolutas”. Foi o que aconteceu, no sábado passado, quando participei na Masterclass “Saudável na Primavera”, realizado pela Glow Chef.

Como diz a querida Sílvia: "Antioxidante, anti colesterol, anti anemia, promotor da digestão e ainda da pele bonita. Há melhor?" O DIP de Beterraba e abacate é tudo isto e acrescento delicioso. Pode ser comido em vez de manteiga ou queijo, numa sandwich ou torrada, como aperitivo ou snack, com palitos grossos de legumes crus, com tosta de arroz ou mesmo à colher. Deixo-vos a receita:

→ Ingredientes: (para duas doses):

Um abacate sem caroço e sem pele 

Uma beterraba descascada 

Raspa e sumo de um limão 

Uma colher de sopa de alcaparras 

Uma colher de chá de mostarda Dijon 

Sal marinho e pimenta preta 

→ Método:

Ralar a beterraba e o abacate no processador de alimentos

Juntar a mostarda, as alcaparras e a raspa de limão. Bater para incorporar tudo

Juntar metade do sumo de limão e bater até estar homogéneo

Provar - temperar com sal e pimenta preta a gosto e, se necessário, um pouco mais do sumo de limão ou, simplesmente, deitar tudo ao mesmo tempo no processador e bater

→ Notas: 

É melhor ir juntando o sumo de limão aos poucos pois a sua acidez varia, assim como varia o tamanho do abacate e da beterraba. Consegue-se controlar melhor o equilíbrio dos sabores. 

→ Alternativas: 

Usar outra mostarda em vez da Dijon, de acordo com as preferências

Substituir as alcaparras por uma colher de chá de pasta de miso [no meu caso, bem sei que nada tem a ver uma coisa com a outra, mas substitui-as por alho e resultou muito bem].

Usar a raspa e sumo de lima em vez de limão 

Juntar duas colheres de sopa de coentros frescos picados

Mais receitas, igualmente, saudáveis aqui.

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top