PRINCÍPIO DA SEMANA #180

res·pon·sa·bi·li·da·de- do latim respondere, demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por actos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.

Esta é mais uma, e um excelente exemplo do porquê ser tão apaixonada por palavras. Com várias definições possíveis, o termo responsabilidade remete-nos imediatamente para obrigações morais, reconhecimento de erros, reconhecimento de culpas. De facto, o 'assumir responsabilidades' é muito visto e usado para isto mesmo. Mas, se pensarmos, a responsabilidade é, acima de tudo, a capacidade, existente em nós, de reconhecer as consequências de um qualquer acto. Logo, o que há aqui reter aqui é a capacidade e o reconhecimento. Por isso, consiste numa enorme virtude, muito mais que uma imputação de actos.

A responsabilidade é, também, uma aprendizagem relativa à nossa inteligência emocional e, ao contrário do que normalmente associamos, não é algo exclusivo de adultos, já que em crianças também a podemos e devemos sentir [o ir à escola, o estudar, e a até responsabilidade em colaborar com algumas pequenas tarefas de casa, etc.].

Não é algo que, podemos ter e assumir como simples e fácil. Não se trata apenas de assumir e cumprir as nossas tarefas e deveres de cada dia. Para uma pessoa responsável, as promessas têm um enorme valor. A responsabilidade também é [e muito], a obrigação de as cumprir, sejam elas quais forem, e a quem forem. O tal "ou por uma coisa confiada", faz [me] todo o sentido. Esta "coisa confiada", pode muito bem ser uma 'simples' promessa. 

Distingue-se pessoas responsáveis das que não principalmente porque as primeiras, por norma, são as que se apercebem e se questionam sobre os efeitos das suas acções. Por outro lado, as pessoas que não a exercem são aquelas que procuraram desculpas para justificar a sua forma de proceder, geralmente má, e não mostram compromisso real com um valor tão, mas tão importante. 

Sendo um dos factores mais imponentes na vida social e em todos os aspectos da vida em geral, ser responsável significa ter a capacidade de cumprir, não apenas com os nossos compromissos sociais e profissionais, [o chegar a horas combinadas, porque é importante valorizar o tempo do próximo], mas sim ser uma pessoa de palavra, que conta com a confiança e credibilidade por parte dos outros porque as suas palavras e acções estão em equilíbrio. 

Sendo esta a nossa melhor marca pessoal, defino a responsabilidade como uma forma de demonstrar confiança. Uma forma de demonstrar respeito. Uma forma de demonstrar amor. ➸ [Simples assim].

"Temos de fazer o melhor que podemos. Esta é a nossa sagrada responsabilidade humana". A. Einstein

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top