'SMILE'- A AGENDA SOLIDÁRIA FILHOS DO ♥

Se há realidades que não deveriam existir esta é, seguramente, uma delas. A Associação Filhos do Coração nasceu de uma reportagem que chocou Portugal e o mundo. Em 2007, a jornalista Alexandra Borges denunciava a escravatura infantil que se vive no Gana, onde os pais vendem os próprios filhos a traficantes por apenas 30€. Estas crianças são depois revendidas aos pescadores do Lago Volta, onde são obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, 7 dias por semana, a troco de um único prato de mandioca. Desde essa altura, este projecto procura denunciar a escravatura infantil e tem vindo a desenvolver uma série de actividades que têm como objectivo a angariação de fundos, destinados ao resgate e à educação destas crianças.

Seguindo a máxima “É mais forte o que nos une... do que aquilo que nos separa”, os meninos no Gana uniram-se a crianças em Portugal e juntos escreveram pensamentos e estados de alma, que estão presentes na Agenda Solidária Smile. Esta é uma agenda que tem como objectivo conseguir angariar mais fundos, mas também a vontade de poder estar presente diariamente na vida das pessoas que seguem e apoiam esta causa.
Esta terça-feira, assisti ao seu lançamento, na MALO CLINIC, e pude conhecê-la de perto. É linda por dentro e por fora. Para além dos pensamentos e estados de alma, que contem e que também nós podemos escrever mensalmente, as fotografias, que a ilustram, são de algumas das crianças já resgatadas, fotografadas pelas objetivas de Joel Santos e Magali Tarouca.

Com muita emoção mas principalmente orgulho, Alexandra Borges falou do projecto ao qual se tem dedicado de corpo e alma nos últimos 10 anos e do qual se orgulha já ter conseguido resgatar 93 crianças, que conseguem, agora, finalmente sorrir.

A Agenda Solidária SMILE é intemporal |não datada|. Existe em quatro cores- Rosa, azul, branco e preto, e já se encontra à venda, pelo preço de 10€ + IVA |6%|, no El Corte Inglés, Pingo Doce, Staples, MALO CLINIC e Loja online Filhos do Coração. As receitas revertem na totalidade para o trabalho da Associação.

“You must dream about what you want to become in the future”- Cornelius Amanor- Gana.


Créditos fotográficos- Sérgio Paciência

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top