PRINCÍPIO DA SEMANA #117

pre·pa·ra·ti·vo(s)- Que prepara ou contribui para preparação; Preparatório; Aprestos.

Ao pensarmos em preparativos, pelo menos para mim, a palavra e visualizações que me aparecem na mente é sempre trabalho |muito| e andar de um lado para o outro. Sendo que este andar de um lado para o outro pode ser apenas mental e não implicar o físico pois até podemos não sair do mesmo lugar. Mas e saindo ou não, actividade. Muita actividade e |muitas| preocupações e dores de cabeça, também.

Ao pesquisar percebi que a palavra preparativo(s) aparece sempre associada a grandes acontecimentos, o primeiro deles é o casamento. E, claro, faz |me| todo o sentido. Festas, celebrações, reuniões, agrupamentos. Pessoas. Juntar pessoas em torno de algo. Mas e se pensarmos passamos o nosso dia-a-dia em preparativos da mais variada ordem. Estamo-nos sempre a preparar para algo, mesmo que às vezes seja ao nível do inconsciente, Isto porque vivemos sempre no pressuposto que haverá um amanhã e como tal temos de acordar preparados para o que esse dia de "amanhã", nos vai trazer. E, não sabemos. Podemos ter o nosso dia inteiro numa agenda e todo planeado ao segundo, mas a verdade é que "a vida", o cosmos, o universo, ou como quisermos chamar, pode ter outros planos para esse nosso "amanhã"... 

Para mim sejam de ordem pessoal ou profissional o preparar, ou os preparativos que antecedem o "algo" que vai acontecer, são sempre a melhor parte. O pensar, o organizar, o planear tudo ao pormenor pode e dá muito trabalho, sim, mas é aquele momento, ou conjunto de momentos, só nosso. É o que verdadeiramente torna o que vai acontecer num momento especial. Sem tirar o protagonismo do evento, do acontecimento em si, os preparativos são os momentos em que temos de nos concentrar 300% e onde se revela, portanto, o nosso empenho. E são estes momentos, este conjunto total de todas as partes, que antecedem algo que tornam algo tão nosso. Tão doce. Tão único.

Existe a tendência e falo por experiência, de que quando chega o "tal dia", seja do que for, e corre tudo às 1000 maravilhas facilmente nos esquecemos do que foi preciso para lá chegar. De todo o caminho que tivemos de fazer, construir, trilhar e percorrer, para "lá" chegar. Parece-me que nos preocupamos demais com o tudo ser e estar perfeito, como idealizamos e valorizamos de menos, ou até nada, o nosso grau de esforço para que tal assim seja e tenha acontecido. A maneira, e depende sempre de cada um, como nos preparamos para tudo é que nos distingue dos demais e daí ser fã de preparativos. São eles que fazem de nós e que revelam aquilo que verdadeiramente somos.

"O que sou não passa de uma preparação do que serei"- S. Vinkenoog

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top