"FUEL" |POUCO CALÓRICO| PARA O NOSSO CORPO

O segredo da perca de peso está em manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida activo. Marta Baleizão, Personal Trainer do Fitness Hut e Mariana Ramos, Nutricionista do grupo BodyConcept são da opinião que para uma perda de peso sustentada é importante aliar o valor calórico e a qualidade dos alimentos, com actividade física diária. Assim e antes de qualquer tipo de treino é importante combinar e de acordo com os valores de composição corporal de cada indivíduo, hidratos de carbono de baixo impacto glicémico; Proteína; Teor moderado de lípidos e Baixo teor de fibra.

Uma sugestão |simples| de Pré-treino são as Barritas de sésamo e cacau. Deixo-vos a receita:
1 chávena sementes sésamo + 1 chávena de arroz puf + 1 colher sopa rasa de cacau em pó + 50g chocolate preto + 3 colheres de sopa de sultanas + 1 colher sopa coco ralado + 4 colheres sopa de geleia arroz + raspa de 1 limão.

Modo de Preparação:

1. Lavar as sementes e toste durante alguns minutos em lume brando, mexendo sempre.

2. Tostar ligeiramente o arroz puf. 

3. Numa frigideira, levar a geleia ao lume. Quando começar a ferver, adicionar todos os ingredientes, deixando o chocolate para último. Envolver tudo, muito bem, e desliguar o lume quando a geleia de arroz tiver sido absorvida.

4. Deitar a mistura sobre papel vegetal, cubrir com outra folha e espalhar bem com a ajuda do rolo da massa até obter a espessura desejada.

5. Deixar arrefecer e cortar em barritas.

Nota: Para diminuir o doce, reduzir a quantidade de chocolate, introduzir umas raspas ou pepitas. |Livro "Cozinha da Marta" de Marta Horta Varatojo|.

No pós-treino é importante e uma vez mais as quantidades são variáveis de acordo com os valores de composição corporal de cada indivíduo, priorizar proteína de alto valor biológico; Consumir um teor moderado de hidratos de carbono assim como um baixo teor de lípidos, líquidos e eletrólitos. 
Para terminar deixo também uma sugestão de snack, nete caso panquecas, para a meio da manhã/tarde que também se aplica ao  pequeno- almoço e ao antes de deitar:

230g de brócolos cozidos no vapor bem picados e passados, tipo puré + 150g de queijo cottage + 3 ovos + óleo de coco. Modo de Preparação:

1. Numa tigela misturar brócolos, queijo e ovos. 

2. Levar ao lume médio e numa frigideira e adicionar 1 colher de sopa de óleo de coco. 

3. Deitar a massa da panqueca na frigideira e deixar dourar cerca de 2 min de ambos os lados. 

4. Fazer 3 doses. 

Fonte: Marta Baleizão– Personal Trainer @Fitness Hut Olivais e Mariana Ramos, Nutricionista BodyConcept.


*Escrito em colaboração com o Fitness Hut

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top