PRINCÍPIO DA SEMANA #84

an·jo- (latim angelus); Ser espiritual que se supõe habitar no céu; Criança; Pessoa de muita bondade; Figura que representa um anjo.

Os anjos são figuras que "conhecemos" e ouvimos falar desde crianças, quando os adultos nos falam sobre o nosso "anjo da guarda". A palavra anjo tem origem na palavra latina Angelus, e significa “mensageiro, enviado”. Na Bíblia é geralmente descrito como “anjo do Senhor” e como um ser com forças “sobre-humanas”. A menção mais antiga ocorreu em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4 mil a.c. e existe inclusivamente um dia que o celebra- 2 de Outubro.

Associamos muito anjos a céu. A seres que não vemos mas que estão "lá" algures. E existe um algures "lá" a olhar por nós. Este é um dos pensamentos mais reconfortantes e tranquilizantes que podemos ter. E felizes de quem acreditam piamente nisso. Eu sou uma dessas pessoas. Acredito e sempre acreditei ter um anjo da guarda. "Sei" que tenho, porque sempre o senti. Mas e independentemente deste pensamento e crença acredito que os anjos existem entre nós e que há determinadas pessoas que em certas alturas das nossas vidas são isso mesmo para nós. Anjos.

Curiosamente esta até é uma expressão que é usada muito frequentemente por nós- "és um anjo", mas penso que provavelmente não reflectimos muito sobre o verdadeiro significado dela. Pessoas que aparentemente surgem do nada e assim de repente nos resolvem algo de importante, ou nos dizem uma palavra, uma frase que era precisa ouvir naquele momento. Crucial para nós. Acredito também que, e ao pesquisar percebi que não sou mesmo a única a pensar assim, existem seres que existem para nos proteger de tal forma que são autênticos anjinhos 24/h do dia. Estou a falar dos seres, para além de crianças, mais queridos e amorosos do mundo, para mim- Cães. Sempre disse que são anjos de 4 patas e não tenho a menor dúvida ao afirmá-lo. O seu amor incondicional, que não julga apenas nos aceita e nos recebe, a sua pureza de coração, é algo que só eles têm. Seres, na minha opinião muito mais desenvolvidos que nós, ditos humanos, em muitas coisas. Existe um deles na minha vida e sinto-o todos os dias. 

A única coisa que podemos fazer, enquanto humanos, para, de certa forma, tentar atingir essa pureza é sermos fiéis ao nosso coração, às nossas palavras, aos nossos princípios e às nossas acções. Considero que todos temos asas e que podemos ser um anjo na vida de alguém e muitas vezes sem nos apercebermos. Este papel pode durar meses, anos ou até uma vida inteira. O que quer dizer que qualquer pessoa que se cruza no nosso caminho pode ser um anjo "disfarçado", com algo de muito bom para nos oferecer. Apenas temos de estar atentos, não pensar tanto em explicações e nos "porquês" e sim estar receptivos. Para sermos um anjo na vida de alguém apenas temos de saber ouvir e reconhecer aquilo que nos é pedido. Estar presente, apenas. Dar. Amar.

"Porque os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer".- José Saramago

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top