PRINCÍPIO DA SEMANA #70

de·di·ca·ção- (latim dedicatio)- Desprendimento de si próprio em favor de outrem ou de alguma ideia; Oferecer (por dedicação); Consagrar; Devotar-se; Entregar-se, Aplicar-se; Destinar-se; Sacrificar-se por.

O poder desta palavra é, sem dúvida, infinito. A dedicação, para mim, é a capacidade de nos entregarmos a algo ou a alguém, é a concretização máxima de um sonho, de um objectivo. Diria que esta concretização é consequência directa da dedicação. Nada se consegue sem ela. Dedicação é nos entregarmos de corpo e alma, àquilo em que acreditamos e queremos construir. Sem dúvidas ou hesitações. É queremos "aquilo" e só aquilo e nada nem ninguém nos conseguir parar. Dedicação é trabalhar muito para o conseguir. 

Implica um esforço constante e muitas vezes non stop. Acredito que este esforço é sempre recompensado, pode não ser da maneira como idealizamos e sobretudo no tempo em que gostaríamos que fosse, (o mais rapidamente possível, é o que sempre queremos), mas a dedicação para além de esforço requere tempo. Muito tempo, na maioria das vezes. Dias, meses, anos até. 

Da mesma forma que a dedicação ao trabalho nos leva dias, fins-de-semana inteiros, e "toda a gente sabe" que assim é", também a dedicação às nossas relações pessoais tem que ser uma construção constante. Se quisermos construir uma relação amiga com nossos amigos, filhos, familiares, temos de nos dedicar a isso, superar o cansaço, arranjar tempo, mesmo quando não há, e deixar de lado qualquer tipo de comodismo. Também se quisermos uma relação, casamento que nos satisfaça temos de investir tempo, energia e sentimentos positivos para que assim seja. É claro que existem uma palavra que é de todas, na minha opinião, a que mais se co-relaciona com a dedicação, que é o poder do auto-sacrifício, que nem todos têm. O agir em prol de. Dos outros, de algo que não sejamos nós e por isso é que muitos de nós se queixam que nada acontece, ou que não acontece como deveria acontecer, pois quando não se tem este poder de sacrifício, parece que esperamos que as coisas pura e simplesmente aconteçam quase que por magia e obviamente que isto é uma pura ilusão. 

Sou das pessoas mais dedicadas que conheço e sei que esta é uma das minhas principais qualidades e por isso também sei que a dedicação vem directamente do coração, é o chamado "correr por gosto". Mas a verdade é que este correr cansa e é muito fácil e tentador desistir, mas se pensarmos bem é a dedicação que aumenta o nosso valor. E este valor é representado pelo que fazemos e a verdade é que para conseguirmos um resultado diferente da maioria, temos de ser e descobrir o que nos torna especiais, únicos. 

O sucesso conseguido seja em que campo da vida for é nada mais nada menos que o espelho e resultado da nossa dedicação. Por isso se agirmos com paixão e se nos dedicarmos de corpo e alma ao que fazemos e queremos para nós, é tudo tão simples. Penso que por ser tão simples é que nos parece demasiado complicado.

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante".- Antoine de Saint-Exupéry

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top