Sobre "O Pátio das Cantigas"

O filme do momento, do mês, diria do ano. O Pátio das Cantigas já foi visto por "meio mundo" em Portugal. Só eu já fui ver duas vezes e (pasmem-se os mais críticos) iria ver uma terceira!

O Pátio das Cantigas versão 2015 entrou directamente para a uma categoria de filmes que tenho que é- Os filmes que poderia e devia ver todos os dias- Que são aqueles que fazem bem à alma, são alegres, bem-dispostos, despretensiosos, que não são para ficar a pensar, fazem rir pronto.

Não costumo escrever sobre filmes e estou muito longe de ser critica de cinema, nem queria, mas decidi fazê-lo, neste caso, pois começou a crescer em mim um sentimento de enorme irritação face a todas as criticas que já ouvi por ai. Começou assim que saí da sala de cinema. "Nada de especial, não tem nada a ver com o original", etc. etc. Chateia-me profundamente o grau de exigência que temos com aquilo que é nosso (no geral) e neste caso com o cinema português. Se vamos ver uma comédia americana daquelas sem história nenhuma, saímos do cinema a dizer "ah nada de especial, foi giro" e somos até capazes de dizer a alguém que "se vê bem", mas como é português, antes de o vermos já vamos de pé atrás. "Uhm deixa lá ver, Pátio das Cantigas, versão 2015? Aposto que deve ser um fiasco" e claro, sempre prontos a disparar críticas. Se o Pátio das Cantigas fosse um remake de um qualquer filme clássico americano, era já para lá de espectacular...

Eu AMEI o filme. Mesmo. Há muito tempo que não me ria tanto. Não entendo as críticas que o comparam à versão original. Um remake é exactamente isso, é inspirado, baseado no original não pretende ser uma cópia...! "O próprio realizador afirmou que não tentou copiar o filme, não era esse o objectivo. Adaptou o filme aos dias de hoje. É sim uma homenagem aos MAIORES filmes de comédia portuguesa. Foi uma ideia extraordinária". Encarem o que é nosso de espírito aberto e a todos as críticas e criticos no sentido mais negativo da palavra:
Para quem ainda não viu vá ver! Aplausos para ti Leonel Vieira e que venha o "Leão da Estrela" em Dezembro!

Imagens © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top