Princípio da Semana #31

in·con·di·ci·o·nal- Que não depende de condições; Que não se sujeita; Que não pode ser restringido ou limitado; Irrestrito; Estado absoluto, total, pleno, ilimitado.

É algo difícil de definir, o que é ser incondicional. Normalmente associamos, imediatamente, a palavra a Amor incondicional e fica "apenas" remetida a isso mesmo. Mas ser incondicional é também uma maneira de estar na vida. é ser incondicional em tudo o que faz parte de nós. 

O termo incondicionalmente não é difícil, não é um bicho-de-sete-cabeças com o qual temos de travar uma dura batalha até chegar ao "prémio" final. Também não é perfeito e nem tem que o ser. Incondicional não significa perfeição e muito menos felicidade constante. Trata-se da forma de sentir mais pura, a mais objectiva que existe, a única, verdadeira e original. Tudo no Universo deriva desta mesma energia. O sermos incondicionais dá-nos equilíbrio, harmonia, faz-nos entender a ordem natural das coisas. É sermos e deixarmos ser. É amarmos, entregarmo-nos sem estar à espera de recompensas.  É sabermos colocarmo-nos no lugar do outro e não fazer o que não queremos que nos façam a nós. É tão simples e ao mesmo tempo tão ignorada, no nosso dia-a-dia, esta forma de estar. 

O que muitas vezes sentimos e aqui é que vem muitas vezes a "confusão" de sentimentos, nem sempre é incondicional, mas sim apego, é aquela coisa de eu quero ter algo ou alguém comigo a qualquer custo e me dedico a ela, faço tudo por ela e espero ter o retorno pretendido. Mas isto não tem a base que deveria ter, pois o verdadeiro sentimento, o incondicional aceita, não faz exigências, não cobra. No incondicional não existe exclusividade, existe sim abundância que é espalhada à nossa volta. É o que realmente nos dá a sensação e sentimento de total preenchimento. Este ser incondicional, este sentir este sentimento incondicional, este Amor, aposta no crescimento e tem que começar sempre dentro de nós e por nós. O amor incondicional não divide, não separa, mas sim une. Une-nos a nós, aos outros. Não recrimina, e esta é a integridade no seu sentido mais amplo. Esse sentimento de amor incondicional está em todo lugar, em todas as coisas, em toda a vida. É a energia que a sustenta e harmoniza, é o que dá a sensação de plenitude e preenchimento que procuramos em nós e nos nossos relacionamentos.

Podemos e devemos sentir Amor incondicional pelos nossos Filhos, Pais, Namorados, Maridos, Animais, Amigos, Trabalho. Podemos ser também ser fãs incondicionais de alguém. Alguém que admiramos, por este ou aquele motivo, mas acima de tudo o que sentimos é e deve ser sempre incondicional, sem reservas.

"Nesta entrega incondicional, há um momento único: é precisamente quando, pelo Amor, saímos de nós mesmos... que aparecemos diante dos nossos próprios olhos..."- José L. N. Martins


Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top