Arrumação e Conservação de Roupa/Sapatos e Carteirasalas

Todos os anos, em cada mudança de estação, nós e por consequência o nosso Guarda- Roupa, enfrentamos sempre mudanças, umas vezes mais radicais que outras, mas mudanças há, ou deverá haver sempre. Há sempre peças novas, há as que não vamos voltar a usar, as que queremos reciclar, as que doamos, etc... O que é verdadeiramente importante é separar sempre as roupas que queremos e todas as outras e consoante as estações.

Há que verificar peça a peça, separar aquelas que necessitem de algum tipo de arranjo, e se possível fazer algum tipo de reciclagem, que vá mais de encontro às nossas necessidades actuais. Para isso poderá recorrer a si mesma (caso tenha habilidade para tal), ou então recorrer a alguém conhecido ou aos serviços de uma profissional da área. A reciclagem é quase sempre possível, basta apenas alguma imaginação. Às vezes basta mesmo, um pormenor para fazer toda a diferença. Assim para além de ter uma peça única, poupará a sua carteira, assim como o meio ambiente.

Depois desta primeira fase, há que lavar todas as peças pertencentes a estação anterior, antes de serem guardadas, guardá-las em sacos plásticos, de preferência com algo perfumado lá dentro (desde que não seja um sabonete, pois estes criam humidade). Nunca se deve guardar roupa antes de ter sido lavada, pois para além de princípios higiénicos, se alguma peça estiver com algum tipo de odor, ao guardá-la para a próxima estação pode ser que nem seja possível a sua reutilização. Por outro lado, esta medida também evita que se criem traças e outros bichinhos não muito simpáticos...

Há peças que podem ser lavadas em casa e outras que devem ser lavadas em lavandarias a seco como blazers, materiais em pele, sobretudos, etc... É também necessário verificar se o seu armário não tem qualquer tipo de humidade. Um bom hábito a adquirir, é deixar pelo menos uma vez por semana as portas e gavetas abertas, à semelhança do que se deve fazer em toda a casa, para "arejar" e fazer desaparecer qualquer cheirinho desagradável. O ideal seria mesmo uns minutos todos os dias.

Em relação ao calçado, também devemos verificar sempre o que poderá ou não ser aproveitado para o próximo ano. Os sapatos antes de serem guardados nas respectivas caixas, devem ser limpos, principalmente a sua sola. Se por acaso sofre de excesso de transpiração, deve ter ainda mais cuidado. Neste caso deverá utilizar diariamente um desodorizante em spray ou pó e quando for guardar os sapatos na caixa, coloque dentro deles um pouco do mesmo.

Quanto às carteiras, estas merecem também algum cuidado... Nunca se devem misturar com as roupas, pois são o acessório que mais usamos no nosso dia-a-dia e que mais contacto tem com possíveis micróbios e bactérias, (quantas vezes não as pousamos mesmo no chão?). Antes de as guardar limpe-as também com um pano húmido.

CONVERSATION

2 comments:

  1. Sou tão doida, tão doida por malas..
    Que achei o vosso passatempo um delirio para todas aquelas que como eu adoram malas, e têm quasee um roupeiro cheio de malas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra,

    Obrigada pelo seu comentário. No entanto, quero esclarecer que o Passatempo a que se refere pertence à RFM, eu apenas o divulguei aqui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Back
to top