REFEITÓRIO SENHOR ABEL

Inaugurado em Dezembro passado, em Marvila, o Refeitório Senhor Abel ocupa aquele que foi, no século passado, o refeitório dos funcionários da antiga Sociedade Abel Pereira da Fonseca, (um dos maiores comerciantes de Lisboa, dono de uma cadeia de mercearias de bairro espalhadas pela cidade). Fazendo jus a uma herança que respeita as suas origens e sob a tutela de Chakall, o chef argentino que dispensa apresentações e do pizzaiolo acrobata Roberto Mezzapelle, um siciliano radicado na capital portuguesa, o espaço, totalmente reabilitado, está transformado num restaurante italiano genuíno, que se apelida ser de pizzas artesanais e raw food, mas não só.


Na porta ao lado, encontramos o Heterónimo Baar, que culmina todos os pormenores que encontramos neste Refeitório. Desde à decoração (super instagramável, como hoje se diz), passando pela iluminação e mobiliário, tudo nos remete a Fernando Pessoa, que é aqui o elo de ligação entre ambos os conceitos, o que me para mim foi uma conquista à primeira vista. 

Tive oportunidade de jantar nos dois espaços, tanto na parte do restaurante como este sábado, na parte do baar e, sinceramente, não sei de qual deles gostei mais. Apetece estar, degustar, e (sim) fotografar todos os cantos.

Falando agora da parte não menos importante, o menu propriamente dito, para este Outono-Inverno, o Refeitório Senhor Abel apresenta muitas e deliciosas novidades, já a partir de amanhã. Massas originais com espinafres e a alfarroba que se juntam à massa de beterraba e gengibre, que fez as delícias de todos os que a provaram desde o Verão.

Sendo os espinafres a base perfeita para aquecer o inverno, ao seu verde juntam-se as sementes de sésamo preto e de papoila, que tornam a massa saborosa e ao mesmo tempo saudável e equilibrada. Uma conjugação de elementos com propriedades antioxidantes, que melhora o funcionamento do fígado e trânsito intestinal, estimula a circulação sanguínea e contribui para uma melhor digestão. Esta é uma massa que se apresenta na renovada carta quer como base de pizzas, mas também como um Rollé Pizza recheado com uma variedade de legumes assados, mozzarella e ricotta. Assim, a carta do Refeitório Senhor Abel vê crescer a variedade de bases de pizza numa palete de cores e sabores, no mínimo, surpreendentes.

Estes ingredientes fora do comum e pouco utilizados na gastronomia portuguesa, surgiram da busca de Roberto e da ideia de criar uma massa com base de alfarroba, a que se junta o gengibre e a aveia. A alfarroba, que é hoje bastante utilizada como alternativa na culinária, foi durante muitos anos pouco usada nas cozinhas portuguesas apesar de ser rica em proteínas, sais minerais, vitamina E, vitamina K, cálcio, zinco, potássio e fósforo. A combinação da alfarroba e gengibre ajuda a combater a irritação do colón, sendo também fonte de antioxidantes, rica em fibras, que facilita e ajuda a uma melhor digestão, equilibrando ao mesmo tempo os níveis de colesterol.

Além das novidades nas massas das pizzas, a carta para a nova estação apresenta, ainda, alguns pratos novos como o Rollé di Spinaci com Verdure, a Focaccia Rianata e a Focaccia di Bacala, a Pizza Trapanese, Lasagna, Lasagna Vegetariana, e nas sobremesas, o Crema Café Clássico.

Apesar de, para muitos, esta zona da cidade ainda ser considerada “fora de mão”, por si só o Refeitório Senhor Abel vale a pena a deslocação. Falo por mim, que era uma destas pessoas e que após a primeira visita, decidi voltar em menos de oito dias para o meu jantar de aniversário.

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário

Back
to top