PRINCÍPIO DA SEMANA #193

e·le·var - Pôr mais alto; Fazer subir; Dar maior altura a; Levantar, erguer; Aumentar; Construir; Enobrecer; Engrandecer.

É estimado que pensamos cerca de 70.000 vezes por dia. Só de olhar para o número cansa, mas também significa que temos 70.000 oportunidades para escolher o que e como pensar, já que os nossos pensamentos têm uma enorme influência sobre o que sentimos e como agimos. Na verdade, o nosso monólogo interior tem uma tendência de se tornar uma profecia auto realizável. Pensar coisas como “ninguém me vai ouvir” pode e altera o nosso comportamento de forma a que essas previsões acabem por acontecer.

A fórmula não passa apenas por eliminar este tipo de discurso, mas sim substituir pensamentos negativos por outros mais positivos e sobretudo realistas. É o que fazemos quando ouvimos alguém de quem gostamos dizer “eu nunca vou conseguir”. Tentamos, da melhor forma possível, dar a essa pessoa uma nova perspectiva, mudar-lhe a forma de pensar ou seja elevar-lhe o pensamento. É só fazer o mesmo com o nosso. Conseguimos, muito facilmente, se praticarmos algo de tão simples como de esquecido que se chama gratidão. Sentimento que não tem regras nem precisa de protocolos, mas que é sentido e que vem directamente do coração, fazendo ligação directa com as cordas vocais.

O acto de reconhecimento é a maior fonte de motivação de que dispomos. Saber reconhecer um gesto, uma atitude, um comportamento, tem um efeito imediato e único de motivação. É daqueles pequenos, mas enormes gestos e "combustível" poderosíssimo. Momentos em que decidimos pôr egoísmo, medo, desconfiança, etc. de parte e apenas o “obrigado(a)” está presente elevam-nos de uma forma que poucos outros conseguem. É o tal dar sem esperar nada em troca, o verdadeiro dar, que nem todos conseguem. 

"A humildade eleva a sabedoria e a simplicidade aumenta a beleza" ➸ [Simples assim]. 


CONVERSATION

2 comments:

Back
to top