PRINCÍPIO DA SEMANA #164

per·sis·tên·ci·a- Acto de persistir; Qualidade de persistente; Perseverança, constância, firmeza.

“Persiste, insiste mas não desiste”. Como muitas outras é uma frase simples mas que tanto significado tem. Fácil de dizer mas, por vezes, tão difícil de interiorizar, a persistência é aquele ingrediente que pode e faz toda a diferença, desde as maiores às mais pequenas conquistas. Numa era em que tudo, ou quase tudo, nos parece mais acessível e até descartável, desde as coisas materiais até às menos materiais, existe sempre aquele “algo” que nos falta.

Este “algo”, que queremos muito e que ainda não aconteceu, tem de ser regido por apenas uma coisa, independentemente do que seja. A nossa vontade. Esta vontade é a soma do |nosso| desejo, da |nossa| força. Este é um “algo” que temos de querer verdadeiramente. Muito.

Parece-nos sempre mais fácil desistir. Por mais preparados que estejamos, em algum momento das nossas vidas, vamos perder a força e sentir que o devemos fazer. Sentimento que pode acontecer num instante. Um instante que pode muito bem ser um segundo. Queremos desistir pois não aprendemos ou sabemos lidar com a gestão de expectativas e com o esperar por aquilo que |tanto| queremos. Sentimo-nos desapontados devido a expectativas não atingidas, a coisas que nem sempre funcionam ou resultam como era esperado, devido a um sem número de variáveis. Pedras no caminho, obstáculos, eventos não programados. Tudo ocorrências e circunstâncias fora do nosso controlo. Factos que nos testam e podem, muito bem, fazer com que os nossos sonhos vão "por água abaixo". 

É aqui que entra a persistência. A perseverança. O perseverar, o continuar a agir, o continuar a fazer com dedicação o que nos propusemos, até o conseguir. Esta é diferença fundamental entre continuar e desistir. Algo que, só uma pessoa pode acreditar. A nossa, pessoa. O nosso, pensamento.

“Não espere segurança, se regista continuamente o medo do amanhã, o medo do novo, o medo de amar, o medo de se dar, o medo da crítica, o medo de errar, o medo de recomeçar”. ↣ Simples assim ↢

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top