PRINCÍPIO DA SEMANA #139

pa·ci·ên·ci·a- (latim patientia, -ae)- Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades; Sossego com que se espera uma coisa desejada; Perseverança; Demora nas coisas que se deviam executar prontamente; Sofrimento em pontos de honra; Passatempo ou jogo de uma pessoa só.

Já dizia Tolstoy que: "The two most powerful warriors are patience and time". Hoje, entendo-o perfeitamente mas durante grande parte da minha existência só o ouvir, a palavra, já me arrepiava a pele de irritação. Paciência, ter paciência, é algo que desde cedo percebi que não nasceu com a minha pessoa. Queria tudo para ontem, esperar por alguém ou numa fila qualquer deixava-me com quilos de mau feitio, em cima, e a questão "quando é que" estava sempre no topo dos meus pensamentos. 

Agora, penso no jeito que me tinha dado uma qualquer cadeira ou disciplina com esta matéria, ou um curso prático... Mas à semelhança de um dos significados do termo |o "passatempo ou jogo de uma pessoa só| e de muitas outras coisas que não nos ensinam na escola ou em qualquer instituição, a paciência é algo que temos de aprender sozinhos, sem ou com muito poucas "ajudas do público".

Hoje, apesar de não ser algo que esteja no top 5 das minhas principais características, considero que é algo que tenho vindo a aprender e desenvolver, sem confundir paciência com tolerância, pois não é bem a mesma coisa, ao contrário do que até possa parecer. Existem coisas que não devemos tolerar |assim de repente lembro-me logo de respeito por nós e pelo nosso tempo| independentemente do nosso grau de paciência. Na minha opinião, este desenvolve-se em nós de forma dual. Isto porque ao mesmo tempo que pode aumentar, com o nosso crescimento e maturidade, também pode e vai diminuindo, com o tempo, perante certas e determinadas pessoas/situações. 

Mais pequenas ou maiores, a verdade é que precisamos, desde sempre, de doses de paciência por dia e facto é que precisaremos sempre. Em primeiro lugar, e sempre, connosco. Com as nossas falhas e erros, e, depois, com o exterior. Por isso, hoje, também considero que o esperar e perseverar são das qualidades mais bonitas que podemos adquirir e dos ingredientes mais indispensáveis para a nossa vida e para o nosso dia-a-dia, já que, por norma, nada acontece no tempo e na altura que gostaríamos. As coisas e o que verdadeiramente queremos e lutamos por, acontecem, na altura em que estamos preparados para as receber, por isso não esquecer que: muito mais importante que ganhar é completar a corrida, e, que a vida não é feita composta de uma única corrida e sim de várias. Muitas. |Simples assim|. ➸

"Said woman take it slow, and it'll work itself out fine
All we need is just a little patience
Said sugar make it slow and we'll come together fine
All we need is just a little patience"

|Patience- guns n' roses|❥


Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top