PRINCÍPIO DA SEMANA #118

ad·jec·ti·var - Empregar como adjectivo; Juntar adjectivo a; Qualificar; Ajustar, fazer concordar. Empregar adjectivos.

Apesar de o estarmos constantemente a fazer, adjectivar algo ou alguém pode ser uma tarefa nada fácil. Escolher uma única e só palavra para definir um acontecimento ou uma pessoa é, sem dúvida, um enorme desafio. Sobretudo quando e como é normal, existe uma lista infindável de palavras, neste caso adjectivos, que poderíamos usar. 

Adjectivar é um exercício diário e como tantos outros, muitas vezes inconsciente. Estamos constantemente a fazê-lo. A dizer que isto ou alguém é assim, ou assado. Muitas vezes não o fazemos da melhor forma, pois adjectivar está intimamente ligado ao nosso lado emotivo, como tal muitas vezes imprevisível. Escolher aquela palavra, a mais adequada, a mais exemplificativa, a que melhor descreva o que vemos e sentimos em relação por exemplo a alguém é sobretudo um acto de contemplação. Contemplação principalmente de nós próprios e do que sentimos ao pensar nesse "alguém". E pode acontecer e acontece que muitas pessoas se definem numa só palavra enquanto que para outras não existem adjectivos suficientes que expressem o tamanho do sentimento(s) que sentimos por ela(s).

Os adjectivos são, na minha opinião, muitas vezes usados erradamente para julgar. Usamo-los em tom de crítica, de julgamento. Sendo intencional ou não, é algo de inevitável. Mas, adjectivar nada tem a ver com julgamentos e nunca deverá ser confundida uma coisa com outra. Adjectivar é um óptimo exercício mental. Pensar no que vemos e que tipo de palavras nos saem quando pensamos em alguém enquanto que, pelo contrário, ajuizar NUNCA o é, nem ninguém tem o direito de o fazer. |Facto que facilmente nos esquecemos|.

Empregar adjectivos foi o desafio que lancei às pessoas que comigo celebraram mais um aniversário e o resultado foi tão único quanto o é e pode ser um adjectivo. Surpreendente.

Obrigada! 

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top