PRINCÍPIO DA SEMANA #97



a·gra·de·cer- Demonstrar ou expressar gratidão; Oferecer graças; Reconhecer; Dar uma compensação de mesmo valor ou importância; Retribuir; Agradecer um favor. 

Agradecer é algo que parece que está fora de moda ou que, muitas vezes, quase sentimos vergonha de fazer. Outras parece- nos ou pode parecer que está implícito. E não está. Nunca está. Agradecer devia ser uma prática diária e de todos. Isto porque temos sempre 1001 coisas pelas quais nos devemos sentir gratos.

Agradecer vai muito mais além de um simples "obrigado". Muito mais. Pois este obrigado é muitas vezes expressado sem verdadeira intenção. Por obrigação, porque parece bem, por educação, até. O agradecer que falo está acima de palavras, vive de gestos, de atitudes, que podemos ter para com os outros. E muitas vezes, na maior parte, é bastante simples.

Devido às várias actividades em que me envolvo tenho oportunidade de conhecer e de ter muitas experiências, que sempre que posso compartilho e divido com as minhas pessoas. Das coisas, das frases, que mais me enchem o coração em ouvir é: "Obrigada por me teres trazido", ou "obrigada por este momento". O que retenho não é a frase em si é o que está por detrás dela e o sentimento com que é expressa. A tal gratidão, que embora não seja precisa manifestar, vem directamente do coração. E este não tem regras nem conhece protocolos, simplesmente sente e faz ligação directa com as nossas cordas vocais.

Momentos como estes têm o poder de nos elevar, se agirmos sem qualquer intenção de os ouvir, como é o meu caso. É o tal dar sem esperar nada em troca e esse sim é o verdadeiro dar e não aquele em que esperamos um determinado retorno, que mais cedo ou mais tarde iremos cobrar, mesmo que inconscientemente. É ir ao céu e voltar para a terra de coração cheio e cheia de força interior para continuar, com a certeza de que estou no caminho certo. 

O acto de reconhecimento é a maior fonte de motivação que podemos dar a alguém. Saber reconhecer um gesto, uma atitude, um comportamento, agradecer algo tem um efeito imediato e único de motivação. Sabermos que fizemos algo de bom é um "combustível" poderosíssimo para nós. E mostramos agradecimento a alguém é uma forma de passarmos gratidão. De a espalharmos pelo Mundo. É daqueles pequenos, mas enormes gestos. 

Acredito que devemos trabalhar sempre por uma causa e não para aplausos. Que devemos viver de forma a nos expressarmos e não para impressionarmos e que o reconhecimento é algo que vem ter connosco de forma natural. Hoje lembrei-me que há coisas que nunca nos podemos esquecer. Agradecer é uma delas. Por isso digo: Obrigada, de coração cheio e sorriso (muito) largo. ♥

 Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top