Princípio da Semana #33

co·me·mo·rar- Lembrar; Trazer à memória; Solenizar; Recordar; Festejar um acontecimento; celebrar.

Comemorar é tudo isto. É todo este conjunto de sinónimos, sim. É um verbo que me é muito querido. Gosto e sou muito pessoa de comemorar. Defendo que comemoramos todos os dias e muitas vezes sem nos apercebermos. Quando temos uma lembrança comemoramos, quando ouvimos uma música e nos lembramos de um acontecimento, passado, comemoramos. Quando sentimos um determinado cheiro que nos faz lembrar algo ou alguém, comemoramos. Um sorriso é uma comemoração. Comemoramos algo que aconteceu e quer queiramos quer não, faz parte de nós, do nosso trajecto, do nosso percurso, da nossa história. Todos os dias fazemos pequenas conquistas, quer exteriores, quer interiores e principalmente estas últimas devem ser comemoradas. Obviamente que há certas datas que não são mais que óptimas "desculpas" para comemoração. Uma data de aniversário, um casamento, um novo emprego, são óptimos exemplos, pois a palavra comemorar remete quase sempre ao verbo festejar.

Ontem festejei e comemorei muito particularmente. Comemorei uma data que institui ser a data de aniversário da minha filha de 4 patas. Estive com muitas das pessoas que fazem parte de mim, da minha vida, as minhas pessoas, como digo muitas e muitas vezes. E comemorar para mim é isto mesmo. Comemorar é sobretudo sentir. Dividir o que sinto, a minha energia, a minha alegria. Comemorar é um exercício que faço diariamente, várias vezes ao longo do dia. pois não me faltam motivos para isso. E, aqui, não sou a única que o deve fazer, o comemorar pode e deve fazer parte do nosso dia-a-dia, assim como tudo o resto. Todas as outras rotinas, quer físicas, quer psicológicas. Estar vivo é por si só um óptimo motivo de comemoração. A vida é um acontecimento que merece ser comemorado. A cada dia, a cada instante, pois ela renova-se nos pequenos espaços e coisas.

Todas as pequenas coisas, todas as coisas boas que sentimos, que conquistamos diariamente devem ser celebradas. Sentir o sol na nossa pele, andarmos na rua, ouvirmos o mar, estarmos com as pessoas de quem gostamos, darmos uma gargalhada, fazermos pelo menos uma coisa por dia que gostamos (basta, apenas uma), tudo isto são bons motivos de comemoração, pois a verdade é que não sabemos o que o futuro nos reserva e como será o "amanhã, logo temos que garantir que estas as passagens diárias sejam gravadas em nós da melhor forma possível. Claro que este exercício, nem sempre é fácil, pois motivos para não o fazermos não nos faltam.... Habituamos muito o nosso pensamento a focar-se no que nos falta, nos nossos problemas, são anos a fio, por vezes, sempre na mesma frequência. Temos de mudar o "chip", porque as batalhas serão constantes. As batalhas serão eternas. Assim como as comemorações também o devem ser. 

Devemos vibrar, comemorar o nascer do dia, acordamos hoje e isso significa estar vivo e estar vivo significa poder mudar o que está errado, o que nos está a incomodar, trabalhar mais para nós, para a nossa família, para o mundo. Por isso, vibremos, comemoremos, bebamos um copo de água em nossa homenagem, todas as manhãs e sigamos em frente pois esse é o nosso único caminho e nós somos a nossa própria motivação.

Comemorar é também uma forma (muito minha) de agradecimento e hoje particularmente sinto-me muito grata. Obrigada ♥.

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top