Princípio da Semana #8

(It) takes one to know one- You are one also. "Only a person with identical character traits would be able to recognize those traits in someone else. You're only saying that about me because it's true of you".

Não existe tradução, propriamente dita, para esta frase que, de acordo com o que apurei, foi primeiramente utilizado em 1665. É, sem dúvida, uma das minhas frases de culto e que está, muitas vezes, "in repeat" no meu pensamento. É muito raro encontrar alguém que o conheça e que o utilize ou o diga frequentemente, contudo se pensarmos, é das frases mais especiais e com mais significado que existem. É o reconhecimento por excelência. É o reconhecimento do outro, do que vemos de nós no outro, é como se nos estivéssemos a ver ao espelho. É, no meu entender, a identificação máxima com alguém. Num relacionamento amoroso, diria que é o reconhecimento da nossa outra parte, de quem nos completa, na perfeição. É a sintonia no perfeito sentido da palavra.

Numa altura e numa sociedade onde há cada vez mais o culto do eu e da nossa individualidade, penso ser interessante pensar na ideia de que a nossa individualidade apenas se constrói na relação com o outro, e não estando sós. Logo é fundamental encontrarmos e estarmos rodeados de pessoas que reconhecemos como partes nossas, como semelhantes. Daí ser seguro afirmar que esta expressão tem um significado fortíssimo e de imenso valor. Claro que não é fácil, nem acontece todos os dias, mas quando acontece encontrarmos alguém cuja maneira de ser, pensar, estar, seja "nossa", dá-se a magia, os tais momentos únicos, que nunca vamos esquecer. O ficarmos "presos" àquela pessoa para sempre, porque é um reflexo de nós. Viver momentos assim, de puro reconhecimento e identificação, é sem dúvida uma das melhores sensações que se podem ter e quem já o viveu sabe do que falo.

"E esse insight, essa percepção, onde há puro silêncio e puro estado de ser, isto é sua realidade, que a morte não pode destruir. Essa é a sua eternidade, sua imortalidade". - Osho

Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top