Princípio da Semana #6

Dar- (latim do, dare) ceder gratuitamente; tornar patente ou visível; Fazer sair de si ou de algo que pertence a si; Re.ce.ber- Tomar o que é oferecido ou dado; Acolher; Admitir; Servir de receptáculo a.

Dar e receber- Qual é melhor? Qual preferimos? É importante termos consciência em qual categoria nos encaixamos. Na de quem dá, ou na de quem recebe? Para mim, ambos são igualmente importantes e a harmonia vem exactamente do equilíbrio desta dicotomia. É tão importante dar como saber receber.

Dar, sentidamente, vem de dentro, aquele que não espera receber nada em troca. É um dar que requer perdermos a nossa "armadura", que requer entrega e esta entrega envolve perdermos o medo. O medo mais profundo que existe em nós- O medo de nos darmos, de nos expormos, de nos "despirmos" perante o outro. O medo de sermos rejeitados, do outro não gostar do que vê.  Medo do "e se acontece isto" "e se vai pensar aquilo". O medo de todos os "e ses" que nos passam pela cabeça, a toda a hora. A única forma que temos de vencer este medo e portanto de nos conseguirmos dar é termos consciência de nós, do que somos, do que queremos e do que temos para oferecer.

"What goes around comes around", é uma frase que já todos ouvimos e a verdade é que não podemos esperar receber o que não damos e essa é na minha opinião uma das poucas verdades absolutas que existem. Recebemos o que damos ao Mundo, à Vida, aos Outros, ao Outro. Se damos sentimentos de desconfiança receberemos desconfiança, se criamos distância recebemos a mesma distância de volta, da mesma forma que se dermos carinho, atenção, dedicação, Amor aos outros, quando demonstramos interesse, pelos sentimentos alheios, consequentemente, recebemos o mesmo de volta, mesmo que não seja de quem queremos ou quando queremos. 

"Eu quero
Tu queres
São parte de um verbo
Eu quero amar
Eu quero viver
Eu quero ser feliz
Eu quero....
Eu quero....

E o verbo eu dou?
Eu dou
Tu dás
Ele dá ....
Difícil de conjugar este verbo não é?

Dar para receber
Deveria ser este o mote principal
Da vida de todas as pessoas
Mas o egoísmo
O pensar só no próprio
Torna cada dia mais difícil
Dar para receber
É cada vez mais
Receber
Receber
Temos e devemos cada dia mais
Agradecer a quem nos dá algo
Ainda mais quando pouco se preocupa
Se recebe ou não algo em troca

Obrigada a todas as pessoas
Que até hoje na minha vida
Me deram e dão algo
Sem pedir nada em troca
Família
Amigos
Conhecidos
Especialmente a ti
Que estiveste
Ou estás na minha vida
Obrigada"



Imagem © Direitos reservados

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top