Alimentação e Pele Saudável

O que comemos não influência somente o nosso peso, mas também transparece na nossa pele.

Muitas vezes decidimos iniciar uma dieta para perder alguns quilos, esquecendo-nos que o nosso regime alimentar influência igualmente a nossa saúde. A adopção de uma alimentação saudável e equilibrada, contribui para o bem-estar físico e mental, ajudando a manter uma imagem jovem por mais tempo.

Actualmente, o objectivo da nossa sociedade é a perfeição, ou estar (ficar) o mais próximo possível dela. Estamos cada vez mais preocupados em ter uma boa imagem, e cada vez menos dispostos a esforçarmo-nos para consegui-la.

Cada vez mais pessoas recorrem a lipoaspirações, botox, peelings e outros tratamentos de estética, pois apesar de muito dispendiosos, acabam por ser soluções "fáceis".

O sol, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o stress são alguns dos nossos inimigos mais flagrantes. Para ter uma pele macia, saudável e bonita, basta seguir uma alimentação correcta para ter acesso aos nutrientes necessários.

Estudos científicos comprovam que alguns alimentos podem ajudar a prevenir rugas, o acne e a manter a elasticidade e hidratação natural da pele.

Eis alguns dos exemplos de alimentos fáceis de adicionar à sua dieta alimentar:

- Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas:

A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir as rugas precoces. As batatas-doces, tomates e o melão podem ajudar a manter a sua pele firme e radiosa.

- Citrinos:

A vitamina C é um poderoso antioxidante que mantém o colagénio (que começa a desaparecer a partir dos 30 anos) na sua pele e impede a flacidez. Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e saborosa e beba revigorantes limonadas e laranjadas.

- Chá:

Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir antioxidantes que ajudam a combater a acne e os danos causados pela exposição solar. Substitua gradualmente o café diário por chá, sem dúvida um hábito muito mais saudável.

- Hortaliças e Leguminosas:

São grandes fontes de fibras vegetais que favorecem a regularidade dos hábitos intestinais e dificultam a assimilação de gorduras. São ricas em vitamina A, que promove a renovação celular, combate o envelhecimento precoce, e evita a secura e desidratação da pele.

- Peixe:

Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum e sardinhas possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição solar prolongada. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, evitando desta forma a ingestão excessiva de mercúrio, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.

A evitar: Fritos, chocolate, refrigerantes, queijos, gorduras saturadas e frutos secos (para peles muito oleosas).

Em suma, acrescente mais frutas e legumes à sua alimentação diária. E beba muita, muita água. Aproveite a proximidade do verão, altura em que é mais agradável comer frutas e vegetais crus.

A próxima vez que for às compras escolha não só para agradar o seu paladar, mas também em função da sua pele!

CONVERSATION

0 comments:

Enviar um comentário

Back
to top